quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Festival de Música e Cultura 2008


VI Festival de Musica e Cultura

Apresentação:

No objetivo de integrar escola e sociedade, idealizamos e colocamos em prática o Festival de Música e Cultura do Colégio Estadual Edgar Silva de Andaraí, buscando potencializar a interdisciplinaridade através de um modelo construtivista que favoreça a participação comunitária através da música,dança, poesia e teatro, sempre com temas específicos. O primeiro, em 2002, destacou Carlos Drummond de Andrade. O II Festival (2003) enfatizou a cultura nordestina, com enfoque em Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré e Ariano Suassuna. Em 2004, veio o “Tropicalismo” aliado a fatos marcantes daquela época em que o país vivia e suas conseqüências nos dias atuais. Em 2005, com a intenção de fomentar o samba de raiz, proporcionamos um estudo dinâmico sobre as origens desse estilo musical. Em 2006, o Rock foi o tema escolhido, onde abordamos sua história e principais interferências na sociedade. Em 2008, o VI Festival trabalhará a Cultura da Chapada Diamantina com enfoque em Andaraí. de forma a valorizar a diversidade cultural da região. A proposta de execução desse evento consiste em um trabalho sócio educativo com a apresentação dos grupos tradicionais e a realização de oficinas, exposições, palestras, seminários, vídeos até a culminância do Projeto, onde no espaço de dois dias (26 e 27/10), os alunos apresentarão os resultados em concursos específicos às áreas de atuação. sendo premiados os melhores colocados. Ao apresentarmos esta proposta fortalecemos ainda mais o papel da escola na sociedade, interagindo com seus diversos segmentos, valorizando não tão somente a memória coletiva das suas origens, como todo um processo de construção onde buscamos com que o conceito de cidadania se torne um exercício comum e acessível à população local.

Objetivos:

Objetivo Geral: Identificar, resgatar, fomentar a cultura e ampliar horizontes na educação, gerando reflexão e ação em uma sociedade capaz de oferecer às gerações presentes e futuras melhores condições de convívio com o seu patrimônio. O estimulo a novos talentos perpassa pela interação do conhecimento como um todo, onde cada individuo ou grupo se apropria das suas vocações e transmite à sociedade uma oportuna capacidade de compreensão e valorização coletiva.


Objetivos específicos:

1. Integrar a escola à comunidade;

2. Fortalecer e promover o lazer e a cultura;

3. Estimular talentos;

4. Aproveitar o potencial cultural como ferramenta de reflexão político-social;

5. Melhorar o desempenho escolar dos estudantes;

6. Dinamizar o processo ensino aprendizagem;

7. Elevar a auto-estima;

8. Incentivar a formação de agentes multiplicadores sociais.


Justificativa:

O Festival já se tornou um evento esperado por toda a população andaraiense, pois incentiva talentos musicais e poéticos bem como as manifestações culturais locais e regionais. A carência de oportunidades de lazer, cultura e entretenimento em Andaraí é o principal motivo da realização de iniciativas como esta. A maioria dos jovens aqui reportados são estudantes de escolas públicas e freqüentam o Ensino Fundamental e Médio, por isso, como escola, não podemos nos ater aos limites da sala de aula, ao conteúdo científico apenas, devendo nos inserir no processo dinâmico de transformação desse quadro, haja vista nossa função social. Para realização das edições anteriores, contamos com apoios diversos: realização de bingos beneficentes, contribuições do comércio local, camisas e ingressos promocionais e outras atividades que geram recursos financeiros. Como a cada ano o evento vem tomando uma dimensão cada vez maior, proporcionando um envolvimento mais intenso da comunidade, fundamos em 2005 a Viver Cultura e Meio Ambiente, uma entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade apoiar e executar iniciativas culturais, visto, também, que o Colégio Estadual Edgar Silva por si só ficaria impossibilitado de pleitear recursos e gerenciar o Festival, por questões administrativas disjuntas. Considerando os cinco anos anteriores e constatando o sucesso desse evento, estaremos nessa VI edição promovendo o resgate das tradições culturais da Chapada Diamantina com enfoque em Andaraí, ampliando a visão da sociedade no tocante à valorização do seu patrimônio.



Um comentário:

Emilio Tapioca disse...

O Festival já começou, estamos nos arrumando, identificando artistas e manifestações que possam com toda sua maestria e talento expressar o potencial da cultura local e regional neste evento. Estejam, pois, todos convidados!